Maus Hábitos I - Entrega


Maus hábitos. Coisas que fazemos e reações que temos de forma mecânica e inconsciente frente a estímulos externos. Cada um tem um mal habito específico a qual gosta de se entregar com mais freqüência, e todos temos um conjunto de maus hábitos a qual recorremos, como procedimentos mecânicos, como respostas pré-programadas, engatilhadas e prontas para disparar em resposta a determinadas situações. Don Juan, durante seu período ensinando Carlitos, mostra-lhe que o sentimento de auto-piedade e a comiseração eram os maus hábitos favoritos dele e aos que ele mais se entregava. O próprio Don Juan comenta com Castaneda o seumal habito: um sentimento de que ele mimava demais seu aluno e que muitos dos fracassos dele eram decorrentes disto.


Um guerreiro não deve se deixar levar pelos maus hábitos que adquiriu com o passar dos anos em sua descrição imposta daquilo que chama de realidade. Isso leva apenas a uma perda gradativa de poder pessoal, o que por sua vez leva o guerreiro a incidir em mais maus hábitos. É um circulo vicioso perigosíssimo, que só pode ser quebrado com o uso de duas práticas: A Espreita e a Recapitulação.

Através da Espreita o guerreiro atinge um grau de atenção sobre seus atos tão soberba que não se deixa mais cair na armadilha que sua Primeira Atenção insiste em armar-lhe. A Recapitulação traz o guerreiro de volta para os momentos que lhe ensinaram a reagir como uma maquina àqueles estímulos externos, lhe permitindo reavaliar a situação, sua reação passada, sua reação presente e, de quebra, recapturar o poder perdido naquele momento e se livrar da energia que o fez enveredar por esta forma de agir.

O simples fato de se estar alerta para o fato já é suficiente para fazer com que um guerreiro acumule poder pessoal. Qualquer deslize nesta etapa, porem, é totalmente danoso para ele. A prática da Espreita e da Recapitulação é o que tornam o processo coeso e eficiente. Sem isso, seria como uma pessoa obesa que perde peso num mês, para voltar a engordar no outro e repetir o processo durante toda a vida.

Cuidado com a entrega...

Nenhum comentário:

Praticas Toltecas Essenciais