A Necessidade de um Mestre


Muitos que tentam praticar o Caminho do Guerreiro tombam por não saber como e o que fazer em certos momentos. Nestas horas, querem desesperadamente um Mestre, alguém com mais tempo nesta Vida de Guerreiro que possa lhe guiar, lhe mostrar o que fazer e como superar os obstáculos.

O Mestre dentro do caminho Tolteca é um Guerreiro Implacável que, num dado momento de sua vida acumula Poder Pessoal suficiente para que o Espírito lhe indique um Aprendiz. Este, por sua vez precisa ter Poder Pessoal para que o Mestre possa encontrá-lo. É uma via de mão dupla. Se o futuro Guerreiro não tiver Poder Pessoal acumulado, jamais vai ser encontrado por um mestre, pois é assim que o Espírito determina as coisas. ?O Poder age de forma misteriosa?, já dizia Don Juan.

O Mestre existe para o ensinar ao Aprendiz as práticas e conceitos do Caminho do Guerreiro. Para ajudá-lo a organizar sua Ilha do Tonal. Este é um conceito novo aqui. Primeiro o Tonal, depois, sua ilha.

O Tonal nasce no momento em que a consciência é aglutinada e o ser é composto. O Tonal nasce assim que nascemos e morre conosco quando morremos. Entretanto não devemos incidir no erro de acreditar que somos o Tonal. O Tonal é aquele que nos traz a capacidade de interpretar o mundo através da lógica e do raciocínio abstrato. Ele pode ser comparado a nossa personalidade, nossos conceitos, nossa mente, entre muitas ouras coisas, que “a esta altura do campeonato” já devemos saber que não somos nós. O Tonal é uma característica do ser muito importante, porém, tolhido pelo processo de criação que a sociedade humana construiu, o Tonal torna-se extremamente tímido e fraco. Agora, a Ilha do Tonal. A Ilha do Tonal é tudo aquilo que conhecemos de nossas experiências, estudos, passeios, anseios e aversões: tudo que a realidade como nos ensinara a ver permite. É também chamado dentro do Xamanismo Guerreiro moderno de Depósito. É lá que mantemos o Inventário de nosso ser. O problema das pessoas é que, dentro de sua bolha de percepção, o inventário costuma tomar todo o espaço, não deixando que mais nada que não seja conhecido, não deixando que percebamos nada além daquilo que fomos ensinados a ver. Assim, não podemos ver o que o Espírito tenta mostrar, nem todas as coisas maravilhosas que o mundo “dado como cotidiano e enfadonho“ tem para nossos sentidos. O processo de Organizar a Ilha do Tonal consiste em abrir espaço para que outras coisas, coisas que não pertencem a realidade comum que nos ensinaram. Para fazer isso, basta viver como um Guerreiro: se valer dos Atributos do Guerreiro (Implacabilidade, Astúcia, Paciência e Gentileza), e de suas práticas (Não-Fazer, Espreita, Recapitulação, Passes Mágicos).

O Mestre serve para isso. Ajudar o Aprendiz a Organizar a Ilha do Tonal, para que este possa, então, conhecer o Nagual. Pode ser difícil fazer isso sozinho no início, mas não é impossível. Afinal, Paciência não é um dos Atributos do Guerreiro à toa.

Nenhum comentário:

Praticas Toltecas Essenciais