Vontade por Castaneda

Por Isa

Na obra de Castaneda, a vontade é um conceito mais que abstrato. É antes energético. Não é um sentimento, um pensamento, um desejo. É uma parte do nosso corpo energético que se manifesta, interferindo em nossa realidade ordinária. Portanto, não pode ser compreendida do ponto de vista material, embora seja a única visão a qual dispomos. A confusão reside em pensarmos em vontade em termos materiais, ou como apenas um impulso que nos leva a agir sobre o mundo. Pensar a vontade é uma tarefa difícil, pois, uma vez sendo ela de domínio exclusivo referente ao corpo energético, ela não pode ser apenas compreendida como um objeto que usamos ao nosso bel-prazer.

A vontade, antes de tudo é energia. Uma energia direcionada a determinada tarefa, o que permite que a possamos empregar em qualquer situação. Mas para tanto, isso exige controle de nosso corpo luminoso assim como controlamos nosso corpo material. Pensemos em nosso corpo energético como uma extensão de nosso corpo físico. Como tal, seus movimentos podem ser controlados. Mas sendo um corpo de energia, exige um outro tipo de controle, diferente dos impulsos nervosos que o cérebro emite aos nossos órgãos. Exige um outro tipo de impulso que transmita a mensagem. Este impulso é a vontade (ou seria o intento?). É como um cordão umbilical que conecta os corpos físico e material. É um transmissor de impulsos, como as fibras óticas que transmitem a voz humana. Uma vez esta conexão funcione de forma clara, a comunicação entre as duas realidades, física e metafísica, é feita com fluidez e harmonia.

Outra função que pode ser desenvolvida pela vontade é a de sensor da realidade à qual está vinculada. A vontade pode agir sobre o mundo para captar a essência das coisas, o que pode ser confundida com intuição, porém, apresenta-se mais sofisticada que esta. A vontade é como uma forma desenvolvida de intuição, mas além de sentir, a vontade pode ?tocar? a realidade, sendo ela material ou energética. Se "toca" a realidade material, por exemplo, produz efeitos de causa misteriosa ao observador, muitas vezes chamados de "poder", "sorte", "magnetismo", etc; podendo ser usada inclusive sobre outras formas de vida.

Embora eu me abstenha de classificar a vontade como um objeto, talvez a definição mais próxima empregada pelos toltecas seria a de vontade como ferramenta do corpo energético ou espírito, ou como extensão deste, assim como um braço.

Quando Don Juan afirmava que o guerreiro deve limpar seu elo de ligação com o espírito, estava dizendo que deve afiar sua vontade, ou trabalhar para desenvolvê-la plenamente como músculo atrofiado. Afirmei que não é simplesmente usada a nosso bel prazer. A vontade exige disciplina, controle, o que nos remete à necessidade de trabalho árduo para desenvolvê-la plenamente e um tipo de sobriedade que não pode ser associada à comportamentos descontrolados ou não estratégicos.
Acima de tudo, vontade é precisão energética: quando direcionada a um objetivo, ou objeto, age sobre ele de forma sutil, porém centrada, o que exige domínio da atenção ou consciência, daquele que a usa.

Possuir vontade não significa "ter vontade", palavra que usamos para definir os caprichos que temos em desejar coisas. O desejos e caprichos são muitas vezes injustificados, impulsivos, instintivos, como uma correnteza à qual o indivíduo não tem controle, arrastando-o ao seu objeto de desejo. Vontade para os toltecas, não é o que causa o desejo, e sim o que executa as ações necessárias para atingir o objetivo, estando ele em plano físico ou metafísico. E o que direciona a vontade é o Intento.

Isa

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi,
O link dos livros em português está quebrado.

Anônimo disse...

O NAGUAL ESTÁ NO PARQUE DO IBIRAPUERA TODOS OS DOMINGOS DAS 08H AS 10:30H.

Deixem seus corpos lhes guiarem até ele.

Sem Nagual não há jogo, apenas brincadeiras de crianças.

É UM NAGUAL CHINÊS, FALA MUITO POUCO PORTUGUES,ENTÃO EVITEM CONVERSAS FIADAS E ENTREM DEFINITIVAMENTE NO CAMPO DA AÇÃO.

Boa sorte a todos os guerreiros e guerreiras impecáveis que estavam esperando por um encontro dessa magnitude.
PS. Ele é mestre em loucura controlada, não o subestimem... rs

Luiz

Praticas Toltecas Essenciais